¿Qué es un furúnculo? Es la infección de un folículo piloso.

domingo, dezembro 12, 2004

Hoje à medida que folheava o meu dicionário... (da porto editora)

Hoje à medida que folheava o meu dicionário, como sempre faço aquando de uma defecação problemática, deparei-me com uma palavra que me pareceu incomportável! Ela continha em si a maior das antíteses, o chocar de dois universos que me pareciam até aí incoadunáveis. Esta palavra intrigou-me de tal modo que reflecti sobre ela durante mais de um quarto de hora ininterrupto (até acabar o "servicinho").
A palavra era "catinga-branca".
Duvidando nesse momento de todos os meus conhecimentos prévios resolvi inteirar-me do verdadeiro significado de "catinga" (não fosse o diabo tecê-las e eu estar enganado), mas as minhas suspeitas verificaram-se:
catinga: cheiro desagradável da pele dos Negros (...)
Foi o que eu pude ler horrorizado (negros com maiúscula e catinga-banca com minúscula? Será que Negros é um país ou o apelido de alguém?..). Sendo assim, o que será catinga-branca?... freneticamente pude ler:
catinga-branca: arbusto laureáceo, medicinal, do Brasil
Com mil repolhos, pois deveria ter adivinhado que tal entidade teria de provir do país dos Eravenílsons e do Padre Frederico!!! Percebi então a magnitude da minha descoberta, ao nível de outras tal como a da atracção dos corpos de Newton e a do Frango tipo-Leitão de PA!! Afinal de contas aquilo a que se chama comummente mulato ou mestiço (arraçado para os amigos) não é mais do que um arbusto brasileiro! Era o sonho de qualquer naturalista - há um híbrido viável, e é um arbusto!!
Assim, com mais um esmigalhamento da ignorância atroz que nos persegue, eu poderei dizer em voz alta: Catinga-Branca, também tu és gente digna de ser escrita com maiúsculas! JMP

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aplausos para o estudo deste nosso amigo, que tanto faz a ciência avançar. Menos entusiasmo na escrita equivale a melhor compreensão do leitor. Tenho dito.

9:48 da tarde, dezembro 12, 2004

 
Anonymous Anónimo said...

Benho por este meio informa-lo que você é uma labajão de primeira, e que a sua primeira foto faz de certo modo lembrar como os estados unidos perderam o vietname, estendidos de tronco nu na lama daquela terra porca e nojenta, o o branco que sobressai apenas nos faz lembrar a pureza do branco arroz... mas enfim, tambem pode muito bem lembrar uma valente ressaca numa noite onde a foda foi o unico meio viavel de sobreposição dum ser degradado pela nossa sociedade! aqui ficam os meus cumprimentos por uma realidade tao bem descrita, onde o pormenor sobressai ao canto do olho...

2:04 da tarde, dezembro 16, 2004

 

Enviar um comentário

<< Home