¿Qué es un furúnculo? Es la infección de un folículo piloso.

quarta-feira, junho 15, 2005

"Nome de estrume"

Avelino Ferreira Torres, político, pugilista amador, comediante também amador, o homem que chama a Siza "o comunista" e que depois o acolhe... Personalidade ímpar deste pequeno país que é o nosso Portugal. Partilho convosco esta "entrevista" concedida à revista Pública, após uma reportagem sobre Marco de Canaveses, que revela toda a sua eloquência e perspicácia.

"A secretária do presidente abriu a primeira porta, que tem um código e dá acesso a uma espécie de “hall”, depois uma segunda porta, aparentemente blindada, e retirou-se. Fechada a porta, o presidente revelou que já estava informado sobre os passos da Pública em Marco de Canaveses, referindo-se explicitamente à conversa na esplanada com Gil Mendes, o homem que o denunciou por irregularidades. Levantando progressivamente o tom de voz, afirmou saber bem que tipo de pessoas tinham sido ouvidas e qual era o objectivo da reportagem. (...) O presidente chamou a atenção para o gravador que também trouxera para a entrevista. A jornalista ligou o seu. No início da segunda pergunta, à menção “falência técnica da câmara”, o presidente voltou a elevar o tom de voz, contestando em termos abruptos a utilização do termo. Na pergunta seguinte, com uma citação do seu adversário Luís Almeida, do PS, o presidente explodiu. Berrou que não admitia a menção desse “nome de estrume”. A jornalista insistiu em tentar concluir a pergunta, mais do que uma vez. O presidente exigiu que se interrompesse a gravação e levantou-se aos berros, batendo com os pés. A jornalista levantou-se e deu por concluída a entrevista. O presidente continuou a berrar e a bater com os pés no chão, entre os repórteres e a porta, repetindo “estrume”, insinuando que a Pública estava manipulada pelos seus adversários. Os repórteres continuavam de pé, à espera de poder sair. O presidente exigiu ficar com a cassete com a tentativa de entrevista. A jornalista respondeu que o registo das palavras de Ferreira Torres não seria usado, visto que o acordo de entrevista ficara sem efeito. O presidente continuou a exigir a cassete, respondendo que não confiava na jornalista. Este pingue-pongue arrastou-se. A jornalista tirou então a cassete do gravador, partiu-a ao meio,tirou a fita e queimou-a com um isqueiro. (...) Continuando de pé entre os jornalistas e a porta, Avelino berrou depois que fosse apagado da câmara digital o registo de meia dúzia de fotos que lhe tinham sido tiradas ali, à secretária, mesmo perante insistentes garantias por parte do repórter de que as fotos não seriam usadas. O que foi feito. O presidente chamou um funcionário para ter a certeza de que as fotos estavam a ser efectivamente apagadas e continuou a gritar “estrume” a propósito de Luís Almeida. A Pública não sabe se o gravador de Avelino estava ligado ou não. O aparelho encontrava-se deitado, com o visor da cassete virado para baixo." in Pública JMR

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este avelino é o maior! este homem merece uma estátua numa praceta qualquer...não sei como é possível continuar politicamente activo. Esta besta já devia ter sido lançada aos leões!
F.M.

10:54 da tarde, junho 15, 2005

 
Blogger furúnculo said...

Este comportamento tão genuíno e rocambolesco levou-me para muito longe... fez-me lembrar daquelas personagens pitorescas (este termo roubei-o ao freitas) dos filmes do Kusturica.Ou entao estou enganado e é a introdução ao direito que me está a por assim... pouco são... JMP- wit is still your middle name! good for you,son!
JPCriswell

2:43 da tarde, junho 17, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Aplaud ruidosamente este post!!
Há muito que se impunha um olhar perante o mais fumegante furúnculo português. Avelino ensina-nos muito. Nunca esquecerei o seu pontapé no "utensílio", e a maneira como berrava tresloucado: "eu não falo com pessoas mal-educadas".
Sim Avelino, tu mereces um felácio.

JPO -> i do it the way you told me: I just "drop it like it's hot!"

JMP

9:37 da tarde, junho 18, 2005

 

Enviar um comentário

<< Home