¿Qué es un furúnculo? Es la infección de un folículo piloso.

sexta-feira, outubro 22, 2004

Eu gosto do escarlate.

Quando era criança a minha cor preferida era o roxo. Mas depois disseram-me que o roxo era a cor do luto e dos paneleiros e eu não gosto de paneleiros. E então fiquei num imbróglio, que aliás é uma das minhas palavras favoritas, mas isso é outra história.
Tinha de arranjar outra cor preferida. Depois de alguns anos perdidos (de 12 de Dezembro de 1995 a 24 de Fevereiro de 2002) à procura de outra cor, encontrei o escarlate. Embora sempre tivesse pronunciado "escralate", ao descobrir a verdadeira fonética desta cor deu-se em mim uma total conversão!Haverá cor mais nobre? Mais carregada de história e simbolismo?Pois se o escarlate figura nos poemas dos grandes bardos da Humanidade, como: Camões, Shakespeare e aquele gajo que escreveu aquela bela quadra no interior da casa de banho da paragem de serviço da Mealhada?
O escarlate está também presente nas melhores telas! O sorriso de Gioconda nada teria de misterioso sem o toque de escarlate que o caracteriza, nem a orelha de Van Gogh pareceria tão cortada no seu autoretrato, e as obras cubistas de Picasso seriam bem mais esféricas sem esta majestosa cor.
A própria dicção da palavra escarlate (que durante tanto tempo me iludiu) é agradável ao ouvido. Escarlate, escarlate, escarlate! Co'a breca é música para os ouvidos! Como eu gostaria de ter uma meretriz de origens latinas que me repetisse indefenidamente aos ouvidos esta palavra, que encerra em si tons de proporções épicas! O que é qualquer outra cor à beira do escarlate? Nada mais do que uma simples cor, pálida em comparação com essa ode celestial que é o escarlate. É por isso que eu gosto do escarlate.

PS: Queria ter uma barba escarlate. JMP