¿Qué es un furúnculo? Es la infección de un folículo piloso.

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Pessoa Revisited

Fernando Pessoa, mestre da despersonalização! Tu és Pessoa, que encerras em ti uma miríade de personalidades! Pois tu só és verdadeiramente tu próprio deixando de o ser e incarnando em muitas outras... És a sombra mítica que profetiza a chegada do Quinto Império! Por toda a tua profundidade, mostras-te inacessível ao comum mortal, iludes-nos em todas as tuas dimensões! Pois que os menos atentos pensam que morreste!
Mas não, tu estás vivo! E não digo isto num sentido metafórico.. Recentemente sintonizei o meu televisor na RTP Memória e vejo-te a apresentar um programa de culinária regional sob o pseudónimo de Manuel Luís Goucha! Pensavas tu que o teu bigodinho hitleriforme não te trairia? Eu reconheci-te. Mesmo agora que o rapaste eu vejo em ti o Mestre! Pois sim, Fernando Pessoa e aquele a quem chamam de "Gôxa", são uma e a mesma pessoa. A verdade esteve sempre perante nós. Pensem nisso: alguém já viu estas "duas" pessoas juntas? Não me parece.. O seu ar aprumado, os trejeitos homossexuais, a maneira como Gôxa pergunta às pessoas pela "senhora sua mãe" - forma de riqueza semântica ímpar, já para não falar na forma sublime como entoava a música da Praça da Alegria. Tu és Caeiro, és Campos, és Soares, és Reis e és "Gôxa"! És pastor, mestre da Sensação; engenheiro, maníaco da civilização industrial; médico, epicurista incurável; e agora apresentador de programas da manhã, que pergunta a toda a gente "como vai a senhora sua mãe?". Creio que finalmente completaste o círculo. Tu és verdadeiramente o Mestre. (pena é seres paneleiro)JMP

4 Comments:

Blogger furúnculo said...

Eu vi o Caeiro no olá Portugal!
Andará ele à procura do amor nas mãe portuguesas, que sabe?Nem ele deve saber!
PA

3:29 da tarde, fevereiro 12, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

JMP, muito grato te estou. Sempre senti um arrepio na espinha quando via esse animal na caixinha mágica. Afinal não era um arrepio de angústia, mas sim um visionamento dessa silhueta hitleriana. Grande Pessoa, que ainda entre nós está. JMR

3:07 da manhã, fevereiro 13, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

Refuto!Não era Pessoa que tinha uma figura hitleriana, Hitler sim, possuia claramente um perfil pessoano o que pode ser facilmente confirmado na grande peça histórica da literatura mundial, Mein Kampf!
PA

3:44 da manhã, fevereiro 13, 2005

 
Anonymous Anónimo said...

depois desta fantástica intervenção da parte no nosso fiel camarada JMP, sugiro e expresso a minha ânsia por ver aqui estudado um assunto que m consome desde que me conheço.Acho de extrema necessidade a criação de um post sobre a vulgarmente chamada "poesia da pina", ou seja a poesia erótico pernográica do nosso Manuel Maria du Bocage.
MCM

1:49 da tarde, fevereiro 15, 2005

 

Enviar um comentário

<< Home